<!-- Google Tag Manager (noscript) -->

<noscript><iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-N69PD2M"

height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe></noscript>

<!-- End Google Tag Manager (noscript) -->

Devo utilizar o OTP no meu site ou aplicação?

Num mundo cada vez mais tecnológico, a segurança informática tornou-se numa das maiores preocupações para os proprietários de negócios online. De modo a garantir a proteção de um website ou de uma aplicação online, num ponto fulcral como o processo de autenticação, foi criado o processo de OTP (One-Time Password),conhecido também como 2FA (Two Factor Authentication).

O SMS é a tecnologia mais utilizada para a implementação de um sistema de OTP. As senhas geradas pelo OTP SMS são únicas, ficando inválidas após utilização. O OTP SMS é considerado um dos processos de autenticação mais seguro e disponível em todos os telemóveis. Com um alcance quase total dos seus clientes, apresenta um custo de implementação relativamente baixo. Adicionalmente, o OTP SMS é considerado um método altamente confiável e com uma taxa de abertura de praticamente 100%, ao enviar as senhas via SMS. Desta forma, consegue-se garantir que os utilizadores recebem o código, mesmo sem estarem ligados à internet e de uma forma praticamente instantânea.

Como funciona o processo de OTP SMS?

O processo tradicional para autenticar um utilizador na Internet garante uma segurança mínima, uma vez que existem passwords que são descobertas facilmente. Utilizando o 2FA consegue-se dificultar o acesso não autorizado, mesmo que o invasor consiga passar a primeira etapa de autentificação, este passo adicional bloqueia o acesso do invasor.

O One-Time Password é um sistema de segurança tecnológico através do qual uma senha de utilização única é gerada e enviada ao número de telemóvel registado, para o utilizador aceder ao website ou aplicação.

Atualmente, o 2FA é muito utilizado em online banking, sites de e-commerce e acesso a plataformas. Com este sistema consegue-se fortalecer a estrutura de controlo de acesso nas áreas mais sensíveis de um website ou aplicação (por exemplo, acessos de administração, áreas de pagamentos ou de dados pessoais).

A autenticação de dois fatores também permite a execução de tarefas remotas com muito menos preocupações com a segurança. Isto só é possível através do envio de A2P SMS (Application-to-Person).

Escolha a Go4Mobility para autenticar os seus utilizadores, sempre que um login ou acesso seguro seja necessário.

Porque devo optar pelo SMS OTP?

Considerando tudo o exposto acima é evidente que o sistema OTP SMS se tornou numa opção lógica. Este sistema garante a segurança dos dados dos utilizadores nas transações e processos de autentificação e a correta verificação do utilizador, prevenindo situações fraudulentas.

Nos dias de hoje, o sistema One-Time Password é bastante seguro, uma vez que o código PIN dos telemóveis protege o utilizador em caso de roubo. Visto recorrer à rede do telemóvel e não à internet, este sistema de autenticação dificulta invasões fraudulentas. Caso o utilizador perca o dispositivo, não é possível realizar qualquer transação. O serviço OTP e outros serviços de telecomunicações são protegidos por fortes protocolos de segurança. Tratando-se assim de  um sistema seguro, rápido e a um custo de implementação relativamente baixo.

Sendo uma senha de utilização única,perde a validade assim que utilizada. O 2FA é a forma mais utilizada de autenticar transações bancárias, plataformas online (jogos ou redes sociais) ou outros sistemas com informação confidencial.  Seja para realizar login para aceder à conta, efetuar pagamentos ou transferir dinheiro, é automaticamente gerada uma password única que verifica a identidade do utilizador para passar para a próxima etapa. 

Sabendo da importância deste sistema, a Go4Mobility disponibiliza uma rota de tráfego direta para a priorização da entrega do tráfego OTP.

OTP é um sistema de segurança “inteligente”?

Este sistema de segurança fornece um nível extra de segurança, pois não está vulnerável a ser gravado e reproduzido para entrar ilegalmente num website ou aplicação.

O sistema One-Time Password envia uma senha exclusiva e temporária para cada utilizador e em cada sessão. Senhas de uso único são muito mais seguras digitalmente do que as senhas criadas pelo próprio utilizador. Um SMS gera um token que oferece a conveniência de um sistema de segurança baseado em aplicações, mas sem a necessidade de fazer download ou sistemas adicionais para finalizar a operação.

Optar pelo envio de senhas únicas para verificar a identidade dos utilizadores, melhora significativamente a segurança dos acessos, de um website ou aplicação que de outra forma poderiam estar vulneráveis a atividades de phishing ou outros esquemas fraudulentos como o de roubo de identidade.

Benefícios do One-Time Password

  • Gratuito para o utilizador final
  • Processo de envio rápido e automático
  • Confiável e seguro
  • Proteção de dados do cliente
  • Aumento da segurança
  • Prevenção de roubos de identidade
  • Expira caso não seja utilizado
  • Só pode ser utilizado uma única vez

Vantagens de integrar com a Go4Mobility

  • Integração API
  • Rotas de tráfego direto
  • Identificação da marca no remetente
  • Entrega de relatórios detalhados (DLR)
  • Suporte técnico especializado

Aumente a segurança do seu negócio!

Contacte-nos

Previous Post

Novo site Go4Mobility!

Next Post

O Futuro das Transações Mobile: Direct Carrier Billing

Leave a Reply

Scroll to top