<!-- Google Tag Manager (noscript) -->

<noscript><iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-N69PD2M"

height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe></noscript>

<!-- End Google Tag Manager (noscript) -->

Descubra como aumentar a receita digital na região MENA através da monetização de conteúdos!

Com uma grande percentagem da população com acesso a telemóveis a região MENA (Médio Oriente e Norte de África) é a que mais se cresceu em subscrições móveis, criando uma oportunidade para implementar a nossa solução Direct Carrier Billing (DCB), um método de pagamento conveniente e de alta conversão para os fornecedores de conteúdos e comerciantes se expandirem, distribuírem os seus serviços e aumentarem receitas. 

Pontos-Chave da comunicação e pagamentos na região MENA

Nesta região é mais comum a utilização de métodos de pagamento móveis do que cartões de crédito ou débito. A utilização de métodos de pagamento digitais tem aumentado continuamente e de facto, 19% dos consumidores admitem ter efetuado menos pagamentos em dinheiro no último ano. Para além de que, 64% dos consumidores utilizam pelo menos uma opção de pagamento digital, incluindo o DCB (Fintechnews, 2023). Como a penetração de cartões de crédito não é generalizada nestes países, e como apenas uma pequena percentagem da população possui um cartão de crédito, opções como o DCB surgem como uma solução fiável e prática e segura. 

Detalhamos abaixo algumas das principais tendências de comércio digital e tipos de conteúdos que impulsionam o consumo e as receitas digitais em alguns dos países desta região.  

Bahrein – Um mercado estimulado pela Moda e Beleza

De acordo com o Statista, no segmento da moda as receitas deverão atingir 359,40 milhões de dólares este ano, com uma taxa de crescimento anual de 10,23% prevista de 2023 a 2027.  

Entretanto, antevê-se que o mercado digital de Beleza e Cosmética no Bahrein alcance os 29,2 milhões de dólares este ano, representando 21,2% do comércio digital em Cuidados Pessoais.  

É uma área de negócio em franca expansão que se prevê que continue a crescer nos próximos anos, proporcionando assim oportunidades para as empresas que operam nestas áreas de negócio.  

Emirados Árabes Unidos (EAU) – Redes Sociais e Videojogos estão no topo das tendências de mercado

As Redes Sociais nos EAU deverão atingir os 554,50 milhões de dólares no final de 2023. Com os Videojogos a representarem 55% das receitas, 23% dos utilizadores com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos possuem consolas de jogos. As Redes Sociais alavancam o consumo de conteúdos digitais, através de plataformas como Instagram e Snapchat (as mais populares).  

A realidade virtual é uma tendência emergente neste país, com um aumento anual de 25,2% de utilizadores (com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos), que adquirem dispositivos para esse fim. 

Com este destaque nos meios digitais, as empresas que procurem expandir-se para os EAU deverão considerar oferecer uma gama mais ampla de opções de pagamento digital, particularmente aquelas que podem ser utilizadas para pequenas transações em apps de videojogos ou compras nas plataformas de e-commerce das redes sociais. 

Arábia Saudita – É esperado um maior crescimento em Serviços Digitais

O mercado digital na Arábia Saudita está projetado para gerar 2,19 mil milhões de dólares em receitas este ano. O maior segmento deste mercado é o dos Videojogos, no entanto, para outros segmentos como e-books e serviços de streaming também é projetado um crescimento significativo.  

Apesar do crescimento do mercado digital, a utilização de cartões de crédito não é generalizada na Arábia Saudita, o que se torna um obstáculo para pagamentos online, abrindo uma oportunidade para outros meios de pagamento digitais de se implementarem e crescerem. 

Qatar – O Crescimento no setor dos Serviços Digitais oferece oportunidades para além dos videojogos

Embora os videojogos tenham sido o segmento líder no mercado digital no Qatar, existem outros aos quais vale a pena referir. Os Serviços Digitais deverão atingir 176,40 milhões de dólares em receitas até ao final de 2023, com os videojogos a representarem uma quota de 50%.

No entanto, Música e Serviços de streaming têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos e espera-se que contribuam significativamente para o crescimento do mercado nos próximos anos.

Com uma elevada percentagem de utilizadores de Internet no Qatar, existe uma procura crescente por conteúdos digitais, as empresas podem aproveitar esta tendência, oferecendo várias opções de pagamento móvel.

Aproveite o DCB e comece a monetizar o seu conteúdo na região MENA

O DCB é incrivelmente versátil, pois pode ser utilizado para rentabilizar todo o tipo de conteúdos digitais, desde Música, Lifestyle e até mesmo Bens Físicos.  

Pode também ser utilizado para compras com tokens, moedas virtuais e compras in-app (jogos). Para além disso leva a uma melhor experiência de utilizador, facilitando o acesso a conteúdos exclusivos e premium como plataformas de streaming e eventos desportivos ao vivo.  

Finalmente, uma área em crescimento para a DCB é a bilhética online, onde as possibilidades de utilização são extensas, aliando-se a uma experiência segura e conveniente que este método de pagamento proporciona.  

Com o DCB não há necessidade de longos processos de registo, passos intermédios ou mesmo palavras-passe; basta um clique para comprar qualquer conteúdo em poucos segundos e em segurança.  

As nossas equipas comerciais e técnicas estão preparadas para o ajudar a monetizar os seus conteúdos digitais na região MENA. 

A Go4Mobility opera no mercado dos pagamentos digitais e está empenhada em impulsionar o crescimento sustentado no mercado dos pagamentos móveis para vendedores e comerciantes online, com o objetivo de desenvolver uma experiência cada vez mais segura e conveniente para os consumidores.  

Se quiser saber mais sobre as oportunidades para aumentar as suas receitas nesta região bem como a regulação do mercado, ou estiver interessado em conhecer as nossas soluções de pagamento contacte-nos através de: https://go4mobility.com/contactos/ ou visite https://go4mobility.com/solucoes-de-pagamento/direct-carrier-billing/ 

Dados do Statista, e do Datareportal

Previous Post

Glossário A2P

Next Post

Women in Tech: Carla Oliveira

Leave a Reply

Scroll to top