<!-- Google Tag Manager (noscript) -->

<noscript><iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-N69PD2M"

height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe></noscript>

<!-- End Google Tag Manager (noscript) -->

As mensagens application-to-person, conhecidas como A2P SMS  já são usadas pelas empresas há algum tempo. Utilizam-nas para comunicar com os seus clientes, para autenticação e acesso a plataformas ou aplicações, mas também para enviar alertas e realizar campanhas de Mobile Marketing, entre muitas outras utilizações.    

Ao pesquisar sobre A2P SMS, vai encontrar vários termos e abreviaturas . Pode ser uma experiência complexa já que são, na maioria dos casos, muito técnicos.    

Criámos este glossário para o ajudar na sua pesquisa com facilidade, começando precisamente com A2P SMS.   


Glossário

A2P SMS:

É um SMS enviado de uma aplicação de Software, geralmente por empresas, agências, instituições e agências governamentais, para o telefone de alguém. Inclui mensagens de texto como alterações de conta no seu banco, lembretes de compromissos ou entregas. É uma forma simples e segura para as empresas comunicarem informações sensíveis com os seus clientes.     


API:

Significa Application Programming Interface (API). As API são utilizadas para construir aplicações que precisam de interagir com outros softwares. Normalmente são desenvolvidas pelas principais empresas de software, que ao serem lançadas serão utilizadas por outros programadores de software para criar produtos que operam dentro daquele sistema.    


CDMA:  

Code Division Multiple Access, também conhecido como IS-95. É uma tecnologia atual que utiliza tecnologia de espetro alargado e que separa os utilizadores, atribuindo-lhes códigos digitais dentro do mesmo espetro alargado. O CDMA tem uma capacidade de utilizador superior e é imune a interferências por outros sinais, utilizado nas bandas de frequência de 800 MHz ou 1900 MHz.    


DLR:

É a sigla para o design de um circuito completo. Engloba todo o equipamento e componentes de rede de uma extremidade do circuito até à outra.    


GSM:

Representa o Sistema Global para Comunicações Móveis. É utilizado em todo o mundo. Tem por base a tecnologia TDMA de banda estreita, utiliza uma variação de acesso múltiplo por divisão de tempo, com cada utilizador a ter acesso a um slot único a intervalos regulares.   


HLR:

a Home Location Register, é uma base de dados que inclui informação sobre os utilizadores de uma rede móvel específica. Compila dados como o seu número, direitos de serviço, e histórico de portabilidade de números.     


MMS:

Multimedia Messaging ou, como costumávamos chamar-lhe, MMS. Permitia aos utilizadores trocar vídeo, voz, imagem, ou qualquer tipo de mensagem multimédia com uma limitação de 300KB por mensagem. O MMS foi substituído por OTT e Rich Messaging.     


MNO:

Um Operador de Rede Móvel é uma empresa que fornece serviços móveis ou telefónicos. Os operadores de redes móveis trabalham como fornecedores independentes de serviços de comunicação. São proprietários de toda a infraestrutura de telecomunicações, que aloja e gere todas as comunicações móveis.   


MO SMS:

Serviço de mensagens curtas de origem móvel. Descreve todas as mensagens enviadas por um dispositivo móvel.     


MSISDN:

MSISDN é um número que identifica uma assinatura única num Sistema Global de Comunicações Móveis ou numa rede móvel do Sistema Universal de Telecomunicações Móveis. Liga o número de telefone ao módulo de identidade do assinante num telefone móvel.    


MT SMS:

Serviço de Mensagens Curtas Móveis Terminadas. As mensagens MT são mensagens de texto SMS enviadas de uma aplicação ou sistema para o telemóvel de um utilizador final. Pode incluir alterações de senha, reiniciar e/ou códigos promocionais, ou qualquer mensagem enviada por uma aplicação ou sistema.     


MVNO:

Operadores de Rede Virtual Móvel são todas as empresas que não possuem uma licença de serviço móvel. Estas empresas vendem serviços móveis sob a sua marca utilizando a rede de um operador móvel licenciado.     


P2P SMS:

Mensagens person-to-person. Inclui todas as mensagens trocadas por duas pessoas diferentes. Por exemplo, quando se envia uma mensagem de texto do telemóvel para o telemóvel de outra pessoa.     


P2A SMS:

Mensagens person-to-application. Refere-se ao processo de alguém que envia uma mensagem para uma aplicação. É. necessário que o utilizador final interaja com um negócio ou empresa enviando um SMS para uma aplicação.    


RCS:

Rich Communication Services é um protocolo internacional standard entre operadores e fabricantes de telefones que permite melhorar o envio de mensagens SMS/MMS em telefones Android. Inspirado em aplicações de mensagens instantâneas, utiliza a aplicação de mensagens nativas em todos os telefones.     


UDH:

User Data Header é uma sequência binária que pode estar presente no início de uma mensagem curta em SMS. Define a forma como uma mensagem é processada e assegura a qualidade e entrega de SMS.     


USSD:

Unstructured Supplementary Service Data (Dados de Serviço Suplementar Não Estruturados) é um serviço GSM. A utilização mais comum é o fornecimento de serviços financeiros móveis na maioria dos telefones, a baixo custo e sem necessidade de acesso ao cartão SIM do utilizador, como a verificação do seu saldo.     


SMPP:

SMPP é um protocolo aberto de transferência de mensagens que permite aos utilizadores interagir com um SMSC (centro de serviço de mensagens curtas). É um protocolo aberto, padrão da indústria, concebido para fornecer uma interface flexível de comunicação de dados para trocas de dados de mensagens curtas.     


AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES (2FA):

A autenticação de dois fatores proporciona uma camada extra de proteção às contas online. Normalmente pede um código de segurança ou uma impressão digital para conceder acesso.    


Estes são alguns dos termos mais relevantes que vai encontrar ao lidar com A2P SMS. Se precisar de mais informações, a nossa equipa terá todo o prazer em ajudar.   

Utilizando as soluções A2P SMS da Go4Mobility vai poder escalar a forma como chega até aos seus clientes, beneficiando das nossas ligações diretas a Operadores e parceiros locais.    

Envie-nos um e-mail para wholesale@go4mobility.com caso necessite de mais informações.    

Previous Post

Ligações A2P SMS para o Brasil

Next Post

Descubra como aumentar a receita digital na região MENA através da monetização de conteúdos!

Leave a Reply

Scroll to top