<!-- Google Tag Manager (noscript) -->

<noscript><iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-N69PD2M"

height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe></noscript>

<!-- End Google Tag Manager (noscript) -->

A Importância do 2FA nas Empresas

O que é o 2FA (2 Factor Authentication)?

A Autenticação de dois fatores (2FA) é um processo utilizado para aumentar a segurança digital, seja no acesso a websites, áreas de cliente, plataformas, banca online, transações bancárias, entre outros.

A utilização desta autenticação é extremamente importante para combater situações de ataques informáticos e aumentar a segurança no acesso à informação. O grande objetivo é aumentar a segurança e desta forma evitar, por exemplo, o acesso não autorizado às contas dos utilizadores.

Sabia que 61% das pessoas reutilizam passwords em aplicações/contas, e 81% das violações de dados estão relacionadas com passwords ineficazes ou repetidas?

Este tipo de autenticação por dois fatores, tal como o próprio nome indica, exige duas formas de autenticação, ou seja, duas formas de validação para o utilizador aceder a uma conta online. Esses dois fatores geralmente incluem uma password (previamente definida pelo utilizador) e mais um código enviado para o utilizador, o qual é gerado automaticamente para reforçar a segurança e que tem carácter temporário.

Com a existência de mais do que um fator durante o processo de autenticação, a segurança aumenta uma vez que existe uma garantia de autorização do acesso por parte do utilizador.

A segurança digital é extremente importante, tanto para as empresas como para os seus clientes/utilizadores. Pelo que, as estratégias de segurança devem ser robustas e compostas por várias soluções de forma a aumentarem a sua eficácia.

Importância do 2FA na Segurança das Empresas

A segurança para o utilizador e para as empresas é extremamente importante. Pelo que, a adoção do 2FA é benéfico para ambas as partes. 

O processo funciona da seguinte forma: após ter sido feito o login num website ou conta privada, é efetuada uma segunda verificação com o objetivo de confirmar a identidade do utilizador. De uma forma geral, tal como indicámos acima, trata-se de um código temporário que é enviado para o utilizador para prosseguir com o acesso.

Pelo que, as empresas têm utilizado a autenticação de dois fatores para proteger os seus sites de acessos indesejados. Mesmo que alguém consiga obter o acesso a determinada conta, isso não será suficiente para que consiga aceder à mesma, uma vez que o código temporário é enviado para um meio/dispositivo que somente o utilizador pode aceder.

Contributo da Go4Mobility para a Eficácia do 2FA

Na Go4Mobility, conseguimos fornecer uma API única e robusta para aumentar a segurança do utilizador através da autenticação de dois fatores na sua empresa. O utilizador ao entrar numa aplicação, website ou ao efetuar uma transação, após inserir as credenciais de acesso (primeira autenticação), recebe um código único no seu telemóvel enviado por SMS – One Time Password. Através deste processo de envio de OTP, o utilizador deve inserir o token/password para ter sucesso na verificação e validar o acesso.

Este serviço fornece a validação mais forte que as empresas procuram, e aqueles que não a utilizam como parte integrante de sua estratégia digital e mobile, ficam cada vez mais vulneráveis a ataques informáticos.

Os Benefícios da Autenticação de Dois Fatores para o seu Negócio

  • Segurança eficaz: ao exigir uma segunda forma de identificação, o SMS-2FA diminui a probabilidade de um hacker se passar por um utilizador e obter o acesso a computadores, contas ou outros dados confidenciais. Mesmo que um hacker tenha acesso a uma password, ele não terá o segundo elemento necessário para se autenticar.
  • Aumente a produtividade e a flexibilidade: através deste serviço, os colaboradores podem aceder com segurança às aplicações corporativas, informação confidencial, documentos e sistemas de BackOffice de qualquer dispositivo ou local – sem colocar a rede corporativa e informações confidenciais em risco.
  • Prevenção à fraude: A fraude em todas as suas formas tem um impacto direto nos resultados financeiros. Pior ainda, pode resultar em perda de confiança, credibilidade e valor da marca, além de destruir o relacionamento com o cliente. A autenticação de dois fatores fornece uma camada adicional de proteção digital que protege o website, aplicação ou outro meio, a transação e o cliente. Além disso, ao criar uma experiência de marca segura, as empresas aumentam sua oportunidade de criar interações contínuas com os clientes.

Através da autenticação de dois fatores – 2FA – pode colocar a sua segurança noutro nível! Proteja a sua empresa e os seus clientes!

Interessado? Fale connosco!

Previous Post

CC – SMS Messaging Summit 2020 – Nós vamos lá estar!

Next Post

Reabertura de ligações para Moçambique

Leave a Reply

Scroll to top