<!-- Google Tag Manager (noscript) -->
<noscript><iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-N69PD2M"
height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"></iframe></noscript>
<!-- End Google Tag Manager (noscript) -->
A Autenticação de dois fatores (2FA) é um processo utilizado para aumentar a segurança digital, seja no acesso a websites, áreas de cliente, plataformas, banca online, transações bancárias, entre outros.
A utilização desta autenticação é extremamente importante para combater situações de ataques informáticos e aumentar a segurança no acesso à informação. O grande objetivo é aumentar a segurança e desta forma evitar, por exemplo, o acesso não autorizado às contas dos utilizadores.
Sabia que 61% das pessoas reutilizam passwords em aplicações/contas, e 81% das violações de dados estão relacionadas com passwords ineficazes ou repetidas?
Este tipo de autenticação por dois fatores, tal como o próprio nome indica, exige duas formas de autenticação, ou seja, duas formas de validação para o utilizador aceder a uma conta online. Esses dois fatores geralmente incluem uma password (previamente definida pelo utilizador) e mais um código enviado para o utilizador, o qual é gerado automaticamente para reforçar a segurança e que tem carácter temporário.
Com a existência de mais do que um fator durante o processo de autenticação, a segurança aumenta uma vez que existe uma garantia de autorização do acesso por parte do utilizador.
A segurança digital é extremente importante, tanto para as empresas como para os seus clientes/utilizadores. Pelo que, as estratégias de segurança devem ser robustas e compostas por várias soluções de forma a aumentarem a sua eficácia.
A segurança para o utilizador e para as empresas é extremamente importante. Pelo que, a adoção do 2FA é benéfico para ambas as partes.
O processo funciona da seguinte forma: após ter sido feito o login num website ou conta privada, é efetuada uma segunda verificação com o objetivo de confirmar a identidade do utilizador. De uma forma geral, tal como indicámos acima, trata-se de um código temporário que é enviado para o utilizador para prosseguir com o acesso.
Pelo que, as empresas têm utilizado a autenticação de dois fatores para proteger os seus sites de acessos indesejados. Mesmo que alguém consiga obter o acesso a determinada conta, isso não será suficiente para que consiga aceder à mesma, uma vez que o código temporário é enviado para um meio/dispositivo que somente o utilizador pode aceder.
Na Go4Mobility, conseguimos fornecer uma API única e robusta para aumentar a segurança do utilizador através da autenticação de dois fatores na sua empresa. O utilizador ao entrar numa aplicação, website ou ao efetuar uma transação, após inserir as credenciais de acesso (primeira autenticação), recebe um código único no seu telemóvel enviado por SMS – One Time Password. Através deste processo de envio de OTP, o utilizador deve inserir o token/password para ter sucesso na verificação e validar o acesso.
Este serviço fornece a validação mais forte que as empresas procuram, e aqueles que não a utilizam como parte integrante de sua estratégia digital e mobile, ficam cada vez mais vulneráveis a ataques informáticos.
Interessado? Fale connosco!
Subscreva para acompanhar as novidades da Go4Mobility e as tendências do setor.
Consulte a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.